A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) através da Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (CECONSEG) realizou o primeiro encontro dos ciclos de palestras a violência contra a mulher na noite de quarta-feira (10). O evento aconteceu no auditório da Aeciar em Araucária e contou com a participação gratuita de convidados.
O objetivo é conscientizar as mulheres e sensibilizar a sociedade araucariense sobre ocorrências no Município envolvendo a Lei Maria da Penha, abordando desde a violência doméstica até casos cujo desfecho é o feminicídio.
O secretário de segurança pública destaca a importância deste encontro como um fórum crucial para discutir e abordar a questão da violência contra as mulheres. Ele enfatiza que a violência de gênero é uma questão séria e urgente que requer uma resposta abrangente e coordenada por parte de todas as partes interessadas, incluindo autoridades policiais, legisladores, organizações da sociedade civil e a comunidade em geral.
“Evento como esse oferece uma oportunidade única para reunir especialistas, compartilhar melhores práticas e desenvolver estratégias eficazes para prevenir e responder à violência contra as mulheres. Além disso, a importância de sensibilizar o público sobre essa questão e fortalecer os mecanismos de apoio às vítimas”, acrescentou o secretário Hudson.
Por fim, o secretário enfatiza o compromisso contínuo de enfrentar a violência de gênero e trabalhar em estreita colaboração com todos os parceiros relevantes para garantir a segurança e o bem-estar das mulheres em todas as comunidades.
A presidente do Conseg de Araucária, Marilu Pinacor de Oliveira, enfatizou o compromisso neste enfrentamento contra a violência a mulher.
“Nosso objetivo é enfrentar a violência de gênero e trabalhar em estreita colaboração com todos os parceiros relevantes para garantir a segurança e o bem-estar das mulheres em todas as comunidades, não só de Araucária mas de todo o Paraná. Agradeço a iniciativa da secretaria da segurança pública em nos apoiar e estar presente aqui hoje com seus representantes”, ressaltou Marilu.
O encontro teve o apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública e demais órgãos envolvidos, além de contar com a participação dos poderes Executivo e Legislativo municipal, bem como do Poder Judiciário e Ministério Público. As forças de segurança que atuam em Araucária, como a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, apresentarão os trabalhos que vem desenvolvendo na defesa das mulheres e no combate à violência doméstica, e os resultados já alcançados.
De acordo com Marilu do Conseg de Araucária, este encontro foi um momento importante para a mulher araucariense conhecer seus direitos. “Depois das apresentações e trocas de experiências de cada pessoa que falou aqui, uma grande corrente de solidariedade e uma rede de proteção e conscientização se formam, onde as mulheres serão a prioridade do encontro, e a pauta principal desse movimento”, disse.
(Fonte: SESP)